Tech Zone

Aprenda a DIMINUIR o valor sua conta de luz

Aprenda a DIMINUIR o valor sua conta de luz
Reprodução

Aprenda a DIMINUIR o valor sua conta de luz – Um dos maiores vilões dos valores da conta de luz são os aparelhos esquecidos na tomada. Aprenda a identificá-los e assim contribua para uma conta muito mais barata no final do mês!

Uma das despesas que mais preocupam os cidadãos brasileiros é sem sombra de dúvidas a conta de luz. O consumo de energia no Brasil no ano de 2021, por exemplo, foi mais de 5% maior que o consumo no ano anterior, em 2020.

Nesse caso, não é surpresa para uma grande parcela da nossa sociedade quando as contas de energia elétrica chegam até o consumidor em valores altíssimos.

Além disso, as mudanças frequentes nas bandeiras da energia podem fazer o preço da conta de luz flutuar bastante, o que gera muita preocupação na maioria dos lares brasileiros.

Prefeitura de Jatobá

Sendo assim, é necessário encontrar novas maneiras para economizar e não ter nenhuma surpresa desagradável na hora de receber a conta de luz.

Economize energia dentro de casa

Um dos principais aliados na diminuição de valores das contas de energia elétrica é o próprio consumidor. Entender como os próprios hábitos podem influenciar a precificação da conta de luz é essencial para compreender quais atitudes estão encarecendo o preço da energia, e quais estão contribuindo para que ocorra uma economia no consumo.

Algum dos hábitos que você pode aderir para ajudar a diminuir o valor da conta, podem até parecer insignificantes. Entretanto, você com certeza irá notar a grande diferença que eles fazem quando receber o boleto da conta de luz.

Um primeiro pequeno passo que você pode tomar dentro de casa é aproveitar melhor a luz do sol durante o dia. Luzes acesas durante o dia costumam ser quase sempre desnecessárias e, por isso, diminuir o uso delas quando o sol ainda está brilhando pode ajudar bastante na diminuição das contas.

Quando à noite chegar é essencial dar preferência para lâmpadas do tipo LED. Além dessas lâmpadas durarem mais que outros tipos, elas ajudam bastante na redução do consumo de energia. Dessa forma, na hora de comprar lâmpadas para a sua residência, dê sempre prioridade para este tipo.

Conheça os verdadeiros vilões das contas de luz

Entretanto, como muitos já devem imaginar, os verdadeiros vilões na conta de energia elétrica são os aparelhos eletrodomésticos. Essenciais para o nosso dia a dia, muitos desses dispositivos costumam consumir muita energia extra e encarecem bastante as contas de luz. É essencial identificar quais aparelhos consomem mais energia e evitar o uso excessivo deles no cotidiano.

Uma dica chave para o consumidor é procurar aparelhos que possuam o Selo A, na hora de realizar a compra de um novo eletrodoméstico. Esses produtos possuem este selo pois consomem menos energia do que a maioria dos concorrentes do mercado e, sendo assim, ajudam a baratear a conta no final do mês.

Outra excelente sugestão é retirar da tomada os aparelhos que consomem muito energia quando estes não estiverem em uso. Caso você não saiba quais produtos são esses, aqui vai uma lista dos dispositivos que são vilões da conta de luz.

1 – Ar-condicionado

Ter um aparelho ar-condicionado é sem sombra de dúvidas um luxo para poucos. O ar-condicionado pode ser o herói dos verões quentes de muita gente, mas é o vilão na hora de pagar a conta. Mantenha este aparelho fora da tomada e ligue apenas quando for realmente necessário.

2 – Televisão

A TV é uma das maiores formas de entretenimento do brasileiro, porém se ela não estiver em uso, não tem necessidade alguma de estar conectada à tomada.

3 – Carregadores

Seja do celular ou do computador, os aparelhos carregadores consomem muitaenergia desnecessária. Assim que seu aparelho estiver com 100% de bateria, retire o carregador da tomada.

Portal Jatobá

Via Pronatec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.