Tech Zone

Volta às aulas: dicas de como lidar com os desafios

Volta às aulas: dicas de como lidar com os desafios

Volta às aulas – Após o Covid-19 muita coisa mudou, principalmente na rotina das pessoas que precisam frequentar uma instituição de ensino. Insegurança e medo são algumas das sensações que precedem o retorno.

É claro que toda mudança gera preocupações…

É importante que a gente aprenda a lidar com elas. A mudança de rotina é algo que vamos precisar nos adaptar. 

Em breve começa a volta às aulas em todo o mundo, precisamos passar segurança para que as crianças consiga realizar essa nova inclusão na sociedade de maneira tranquila.

Pais devem estimular esse retorno para que seja prazeroso, pensando nisso elaboramos algumas dicas que vão te ajudar a tornar esse momento mais fácil para você e o seu pequeno.

É claro que mesmo com todos os cuidados em relação ao Covid-19 não nos sentimos 100% confortáveis de mandar os nossos pequenos para a escola, porém é algo que mais cedo ou mais tarde teremos que fazer.

Vamos ás dicas:

  1. Não podemos deixar de mencionar o medo que estamos do retorno das aulas.

 É importante que você junto ao seu filho (a) pratique o dialogo, acolha todas as suas inseguranças. Dialogue de forma real com o seu filho (a) explicando a ele tudo o que se passa.

  1. Enfrente a realidade.

 Encare com realidade, trate a escola como um ambiente saudável, agradável e passe isso para o seu filho (a), é importante que a criança sinta prazer em frequentar a escola.

  1. Impulsione a volta aos poucos.

  A transição de volta a rotina deve ser feita de forma gradativa, coloque a criança para dormir mais cedo.

Crie uma rotina, pois em breve tudo volta ao normal é a criança vai precisar retornar a ida para a escola, afinal precisamos ajudar no retorno das aulas.

  1. Defina a sua rotina.

Faça uma agenda para o seu filho, considere os momentos de lazer, como leitura, visitas a parques, cinemas e casas de amigos. Além disso, são realizados cursos dentro e fora da escola como inglês, música e educação física.

  1. Desafios

 Depois desse tempo em casa é claro que as crianças podem apresentar dificuldade para aprender determinados conteúdos. De fato a criança vai precisar de ajuda para aprender, esteja disposto a ensinar.

  1. Amizades

 No momento de isolamento social todo mundo de certa forma ser afastou das amizades, da família e até mesmo do trabalho.

É com isso ficamos mais sozinhos, estimular a criança ir para escola vai ajudar a criança a fazer novos amigos, conhecer novas pessoas, aos poucos ele (a) vai começar a ser identificar novamente.

  1. Responsáveis devem acompanhar todo o processo.

 É importante que os pais participem de todo esse novo processo de socialização. Esteja junto, leve ele (a) a escola, apresente ao professor (a).

Isso é importante para o bem estar da criança, ao chegar em casa, mantenha os cuidados e higiene contra o Covid-19 e pergunte como foi a escola, sobre os novos amigos, pergunte o que eles fizeram ao longo da aula.

Isso com certeza vai dar mais segurança ao seu filho (a) para lidar com as mudanças.

  1. Calma com as cobranças

 É hora de se adaptar novamente. Começar com muitas cobranças podem deixar seu filho com mais medo.

Caso seu filho haja com resistência, seja firme e diga que ele (a) precisa frequentar a escola.

É melhor entender as razões dessa resistência. Pode ser de curta duração ou pode apontar para problemas mais sérios, como bullying.

  1. Estabelecer regras é importante

 A volta as aulas significa dizer que o tempo de descanso acabou! Com isso, precisamos reorganizar todo o nosso cronograma em casa, passe a anotar tudo o que você precisa fazer durante o dia a dia.

Organize nesta agenda todos os afazeres com a criança.

  10. Veja o lado bom sempre!

 É claro que estamos preocupados com o retorno, pois sabemos que lá fora ainda tem o vírus da Covid-19 circulando, mais pense pelo o lado positivo!

Precisamos voltar a nos socializarmos. É nossas crianças precisam estudar, esse contato e todo o conhecimento é importante para a formação da criança.

Vivemos mais uma fase de muita tensão

Mais em breve tudo se ajeita, já temos a vacina e com isso estamos criando mais segurança para que a vida no modo geral volte ao normal.

Aceite todo esse processo e assim será mais fácil.

Esperamos que as dicas acima ajude aos papais e todas as pessoas que precisam frequentar uma sala de aula a aceitar de maneira tranquila o retorno as aulas

Redação Portal Jatobá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prefeitura de Jatobá