JATOBÁ: Vereadores de oposição apresentam emenda ao PL 039 para não permitir negativar o contribuinte por falta de pagamento de tributo

0
JATOBÁ: Vereadores de oposição apresentam emenda ao PL 039 para não permitir negativar o contribuinte por falta de pagamento de tributo
Foto: Whitney Pereira/Portal Jatobá

Os vereadores Éder Rodrigo (PDT), Mardônio Varjão e a vereadora Dorilândia Pereira apresentaram Projeto de Emenda Supressiva ao PL n° 39/2021, de iniciativa do Poder Executivo.

A proposta dos vereadores da oposição prevê a exclusão do artigo 3° do Projeto de Lei n° 39/2021, de autoria do Prefeito, que prevê a inclusão do nome dos contribuintes que possuem dívida com a Fazenda Pública Municipal nas listas de cadastro de inadimplentes mantidas por entidades privadas, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa.

Para os vereadores de oposição, o Poder Público Municipal já dispõe de diversos mecanismos e meios próprios para a cobrança de seus créditos, como a própria inscrição em Dívida Ativa.

“Autorizá-lo a valer-se de entidades privadas para a cobrança de seus créditos chancelar abusos, além de ser uma ameaça a subsistência de inúmeros cidadãos e comerciantes jatobaenses”, avaliam os parlamentares.

Ainda segundo os vereadores da oposição, “estes serviços privados de registros de inadimplências, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa, fornecem informação a lojas e bancos e podem afetar a concessão de empréstimos e financiamentos, o que pode causar prejuízos incalculáveis e situações vexatórias aos indivíduos”.

“Desse modo, negativar o nome destes contribuintes nestes órgãos de proteção ao crédito é uma medida excessivamente gravosa e totalmente exacerbada, especialmente em um momento de grave crise econômica e social que atinge todo o país, principalmente municípios carentes como o de Jatobá”, justificam os autores da emenda.

O Projeto de Lei n° 39/2021, juntamente com a Emenda dos parlamentares, deve ser apressada e votada em Plenário na próxima sexta-feira, 29/10, às 8 horas da manhã, em uma Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Jatobá.

Veja a justificativa da Emenda apresentada pelos Vereadores:

Emeda supressiva ao projeto de Lei nº 039- 2021 – inscrição em órgãos de proteção ao crédito

 

As informações são da ASCOM do Vereador Éder Rodrigo (PDT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui