Tech Zone

JATOBÁ: Sob Clima Acalorado, Última Sessão da Câmara de Vereadores foi realizada; VÍDEO

JATOBÁ: Sob Clima Acalorado, Última Sessão da Câmara de Vereadores foi realizada; VÍDEO
Sob Clima Acalorado, Última Sessão da Câmara de Vereadores foi realizada

A última sessão ordinária do segundo período da sétima legislatura da Câmara de Vereadores de Jatobá, sertão de pernambuco foi realizada na última quinta-feira (15), sob clima bastante acalorado.

A sessão contou com 08 dos 09 vereadores, estando ausente o Vereador Mayênio Taillon que não teve sua ausência justificada.

Na ordem do dia foi feita a leitura ,discussão e votação única do PL 053/2022 do Poder Executivo que trata de ajuda de custo para médicos participantes do programa médicos pelo Brasil (PMPB). O presente Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Em seguida, foi feita a leitura dos parecer que trata sobre o PL 048/2022 que trata da criação do Programa Portal do Futuro, o qual aprovado concederá bolsas de estudos de acordo com critérios do programa.

Prefeitura de Jatobá

A palavra foi facultada, fazendo uso da mesma o Vereador Toinho de Valú, justificou que não tendo como ficar até o término da última sessão, ele por ver que relativo ao PL 048/2022 haviam solicitado modificações e supressão por parte do Vereador Éder Rodrigo, pediu vista do referido Projeto de Lei.

Em seguida o Vereador Éder Rodrigo pediu “Questão de Ordem”, porém foi recusada pelo Presidente da casa, o Vereador Jailton Pereira, que aceitou o “Pedido de Vista”, solicitado por Toinho de Valú.

Com a palavra ainda facultada, o Vereador Éder Rodrigo, fez uso da mesma e disse lamentar o que vinha acontecendo dentro daquela casa legislativa, e que relativo ao PL 048/2022 e contratações realizadas pelo município, o mesmo não era contra, e era contra sim, segundo ele ao mecanismo de contratar gente apenas para se submeter ao projeto político da gestão.

Prosseguindo, o Vereador Mardônio Varjão disse que o Vereador Toinho, não poderia mais pedir vista ao PL 048/2022, e disse ser contra o Projeto de Lei em questão e que também não votaria a favor do PL 050/2022 que institui o Programa Bolsa Atleta.

Sobre os referidos projetos, Mardônio diz ser contra a quantidade de bolsas que poderão ser distribuídas caso os mesmos sejam aprovados.

O Vereador Eudes fez sua defesa, relativo aos projetos apresentados, e disse que algumas pessoas faziam uso da palavra para distorcer o verdadeiro objetivo do PL ali apresentado, e que se fossem aprovados não beneficiaria um gestor, pois aprovado irá ser para a perpetuidade do município.

Ainda sobre o PL 048/2022, o Vereador Nivaldo Júnior disse ter encontrado bastante incongruência no referido projeto, e disse que o Vereador Toinho de Valú ia ter tempo de fazer suas analise e tirar suas conclusões, visto o pedido de “vista” solicitado pelo nobre parlamentar.

Continuando, Nivaldo disse que existia muitos pontos sem “amarração”, e que sobre a quantidade de vagas a gestão deveria ter especificado um número certo e não ter colocado “até 200 vagas”, pois segundo ele se for aprovado o PL, com certeza o gestor irá colocar as 200 vagas.

A Vereadora Dorilândia Alves, cobrou da gestão a questão da iluminação pública, onde a mesma diz que várias ruas na sede e no bairro de Itaparica estão as escuras, e continuando disse sobre a ausência de produtos de uso diário no Hospital de Itaparica, bem como equipamentos necessários que estão quebrados e se fazem necessários naquela unidade de saúde.

Dando prosseguimento o Vereador Éder fez criticas a administração pública, fazendo algumas comparações relativa a serviços ausentes no município, o qual foi interrompido pelo Presidente Jailton, alegando que o mesmo estava fugindo do teor da discussão.

Em seguida, o Vereador Nilson do Galo disse ter recebido informações sobre as cobranças da Vereadora Dorilândia relativas ao Hospital de Itaparica, que o mesmo tinha recebido fotos que rebatiam todas inverdades, proferidas pela parlamentar.

Nilson falou ainda sobre a postagem da Van da TFD postada pelo Vereador Mardônio, Nilson disse que o veículo foi entregue sucateado pela gestão passada, e que toda aquela polêmica era simplesmente “politicagem da oposição”.

O Vereador Toinho de Valú, também pediu “vista” do que institui o “Bolsa Atleta”.

Encerrando a sessão, o Vereador Jailton Pereira fez uso da palavra, e foi um dos parlamentar que novamente “desmentiu”, as cobranças feitas pela Vereadora Dorilândia Alves, que disse que não havia aparelho sonar no Hospital de Itaparica, pois naquele momento havia uma paciente sendo triada e estava fazendo uso do “Aparelho Sonar”.

A sessão foi encerrada, e o Presidente da Casa Jailton Pereira convidou a todos para comparecerem a Primeira Cerimônia de Posse que acontecerá em 01 de Janeiro de 2023 as 10h da manhã.

 

VÍDEO DOS MOMENTOS POLÊMICOS

 

Portal Jatobá

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.