JATOBÁ: O legado de abandono da Chesf no acampamento Itaparica; fotos e vídeo

0
JATOBÁ: O legado de abandono da Chesf no acampamento Itaparica; fotos e vídeo
Foto: Whitney Pereira

O Acampamento de Itaparica, bairro de Jatobá-PE, vive hoje sem auxílio por parte da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf no tocante aos serviços públicos. Já em 2015 a dita Companhia começou a abandonar os serviços de Jardinagem, Capinação e Infraestrutura, sem nenhuma contrapartida de IPTU.

Coleta de Lixo abandonada pela Chesf – Foto: Whitney Pereira

Ainda no ano de 2020 o Governo Municipal se viu obrigado a assumir a coleta de lixo no Acampamento de Itaparica e restauração do asfalto que já estava danificado há alguns anos.

No início de 2021, a gestão do Prefeito Rogério Ferreira assumiu todos os serviços de públicos no Bairro de Itaparica, decorrente da situação de abandono deixada pela CHESF, mesmo buscando apoio da empresa, sem nenhum retorno sobre as tratativas de passagem dos imóveis do Acampamento Chesf.

Estrutura do Prédio do SPMA necessitando de reparos – Foto: Whitney Pereira

Num momento tão delicado como este que todos estamos passando, devido a essa PANDEMIA que assola todo o mundo, a CHESF jamais se compadeceu ao frágil momento em que vive o País e muito menos a cidade de Jatobá, de onde esperávamos gestos de hombridade e reconhecimento, haja vista que as prioridades de todos os segmentos neste momento estão concentradas em salvar vidas, mas ao que parece a empresa trabalha somente com o intuito de capitalização da mesma.

A Chesf, uma empresa superavitária, com mais de 90% de capital público, que tanto lucra com as riquezas no município, que de igual modo atingiu os recursos materiais e imateriais da cidade, sem qualquer contrapartida social ou ambiental, ignora totalmente a responsabilidade social com o Acampamento de Itaparica.

Registramos que o sistema de saneamento básico foi entregue sem nenhuma cobrança de melhoria por parte da Compesa, onde fica clara a má utilização do recurso público entre CHESF e COMPESA.

A empresa foi responsável pela instalação de um “LIXÃO”, o qual foi instalado pela mesma há décadas nas proximidades do Rio São Francisco e sequer cogitou a construção de um aterro sanitário apropriado para deixar no município como legado ambiental.

É com imensa DECEPÇÃO que na manhã desta terça-feira (03/08) assistimos mais uma situação de abandono e “SUCATEAMENTO”, quando o prédio do antigo “SPMA”, que fica em frente à Escola Estadual de Itaparica, no centro comercial do acampamento, está sendo “DESMONTADO”, onde está sendo retirada toda cobertura do espaço que abrigava seu maquinário, a energia e água já foram cortadas, todos os Ar-Condicionado foram retirados, bem como todas as mobílias do prédio.

Estrutura do Transporte do SPMA sendo totalmente desmontada – Foto: Whitney Pereira

Comenta-se que o intuito da Companhia é retirar todas as portas e janelas para, enfim, deixar uma “RUINA” de herança para o povo Jatobaense, como fez com o antigo prédio da Codevasf e Banco do Brasil, promovendo também a insegurança e o surgimento de ambientes de desérticos e auspiciosos, decorrente desse abandono.

Nossa Redação recebeu a informação que a Prefeitura Municipal de Jatobá, já havia solicitado o repasse desse prédio “SPMA”, bem como o espaço utilizado pela Codevasf, esse já abandonado há alguns anos.

Prédio da CODEVASF abandonado e com estrutura comprometida – Foto: Whitney Pereira

Ao que parece, se o município for contemplado com estes imóveis para uso na administração pública, os receberá carente de todo tipo de infraestrutura, como podem ver nas imagens feitas por nossa redação os prédios já carecem de manutenção em todos os setores.

Prédio da CODEVASF abandonado e com toda sua estrutura necessitando de reparos – Foto: Whitney Pereira

Fica aqui registrada nossa indignação a essa empresa que teve um lucro recorde no ano de 2019, de cerca de Três Bilhões e Quinhentos Milhões de Reais, segundo matéria lançada no próprio site da CHESF, e que hoje sucateia seus prédios sem sequer repassar para o município de Jatobá-PE fazer melhor uso.

VÍDEO

 

Participe do nosso CANAL no TELEGRAM CLICANDO “AQUI” e receba notícias em primeira mão! 

 

Redação Portal Jatobá
Fotos: Whitney Pereira/Portal Jatobá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui