Tech Zone

FIQUE ATENTO: Prazo para envio do comprovantes do Imposto de Renda termina dia 28/02

FIQUE ATENTO: Prazo para envio do comprovantes do Imposto de Renda termina dia 28/02
Foto: Logotipo da Receita Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Empresas prestadoras de serviço, como telefonia e internet, por exemplo, instituições financeiras têm até a próxima segunda-feira (28/02) para entregar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referente ao 2021. A documentação faz parte das informações necessárias ao preenchimento do Imposto de Renda.

A Receita Federal ainda não informou o período de declaração deste ano. Normalmente o prazo para acertar as contas com o Leão é do primeiro dia útil de março até o último dia útil de abril. Por conta da pandemia dos novo corona vírus, os prazos foram postergados em 2020 e 2021.

Os comprovantes de rendimentos condensam os valores recebidos ou pagos ao contribuinte e devem alimentar a declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal confere pagamentos feitos aos cidadãos com os informes feito pelas empresas e instituições financeiras. As informações analisadas indicam se o contribuinte fez a declaração de modo certo ou está sonegando algum imposto.

Os comprovantes de rendimentos podem ser enviados pelos Correios, e-mail, link para baixar ou divulgado por meio de aplicativos para celulares e computadores. No caso de empresa contratante, o comprovante deve conter os valores pagos ao trabalhador, os descontos para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte.

Os aposentador e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem solicitar o comprovante de rendimento por meio do portal Meu INSS ou no aplicativo disponível para dispositivos com os sistemas operacionais Android e iOS.

O cidadão deve informar a Receita Federal caso não receba o comprovante de rendimentos. As empresas que não enviarem os comprovantes de rendimentos aos contribuintes dentro do prazo estarão sujeitos a pagamento de multa.

 

Com informações do site Ig.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prefeitura de Jatobá