Entenda por que muitas pessoas do Bolsa Família ficaram fora do Auxílio Brasil

Entenda por que muitas pessoas do Bolsa Família ficaram fora do Auxílio Brasil
Tech Zone

Entenda no artigo a seguir por que muitas pessoas do Bolsa Família ficaram fora do Auxílio Brasil, programa do Governo Federal.

Prefeitura de Jatobá

Ainda em 2021, o novo programa do Governo Federal em substituição ao Bolsa Família começou a ser pago. No entanto, por que muitas pessoas que recebiam o Bolsa Família ficaram de fora do Auxílio Brasil

Inclusive, essa tem sido a dúvida de grande parte da população que não foi contemplada pelo novo benefício. Saiba, portanto, quais as possíveis causas que impossibilitam o pagamento.

Saiba porque muitas pessoas que recebiam o Bolsa Família ficaram de fora do Auxílio Brasil

Em funcionamento desde 2003, o Bolsa Família era o principal programa de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Com a nova gestão federal, que sinalizava para uma substituição do programa, a mudança aconteceu ainda no final do ano passado.

Desse modo, o objetivo segue sendo o mesmo: subsidiar pessoas carentes garantindo-lhes acesso à saúde, alimentação e educação por meio de uma renda mensal.

No entanto, diversas famílias que faziam parte do programa anterior, bem como puderam acessar o Auxílio Emergencial (pago em razão da pandemia pela Covid-19) foram excluídas do novo benefício.

Assim sendo, por que muitas pessoas que recebiam o Bolsa Família ficaram de fora do Auxílio Brasil? Se você é uma delas, entenda agora mesmo as causas para que isso aconteça.

Cadastro desatualizado no Bolsa Família

Quem participava do Bolsa Família e foi excluído do Auxílio Brasil é possível que esteja com o cadastro desatualizado.

Isso porque as principais regras para a concessão do benefício continuam sendo as mesmas. Uma delas é a atualização dos dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) que deve acontecer a cada dois (2) anos.

Para atualizar a inscrição, o Responsável Familiar (RF) deve se dirigir até a secretaria municipal responsável pelo programa e prestar uma nova entrevista.

Critérios de renda

A princípio, uma outra causa para a exclusão no programa, é não atender ao critério de renda, ou seja, ultrapassar o limite mensal de renda, determinada pelas diretrizes do benefício.

Dessa maneira, a família contemplada deve ter a renda inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de 3 salários mínimos; isto é, R$ 3.300.

Não se enquadrar no perfil

Outras exigências são determinantes para que o indivíduo tenha ou não direito ao Auxílio Brasil. Isso significa que pessoas que recebem outro tipo de benefício federal, como pensão e aposentadoria, BPC ou outros similares, não podem acessar o programa.

Além disso, pessoas com CNPJ, que possuem inscrição como MEI (Micro Empreendedor Individual) também não recebem o Auxílio Brasil, independentemente do seu faturamento mensal.

É preciso se inscrever para receber o Auxílio Brasil?

Não. A priori, todas as pessoas que participavam do Bolsa Família migraram automaticamente para o Auxílio Brasil, desde que os critérios exigidos fossem cumpridos.

 

 

Fonte: Emaismt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.