RECEITA: Aprenda a fazer a feijoada perfeita passo a passo

0
Fim de semana e feijoada são um
Imagem de geraldo josé garcia por Pixabay

Fim de semana e feijoada são um “feat perfeito”. Para você que quer fazer o prato hoje, a marca Camil listou alguns truques infalíveis para preparar a feijoada perfeita e também ensinou o passo a passo da receita. 

Os especialistas da marca listaram alguns segredos do prato. Tem dica para o feijão ficar mais saboroso, para dessalgar melhor as carnes e até entender o motivo da laranja acompanhar esse prato. 
 

Confira: 

 
 É preciso planejamento para fazer a feijoada: é necessário pelo menos 48 horas de antecedência para começar o preparo. Para apresentar uma feijoada incrível, mais leve e saborosa, a etapa para dessalgar bem as carnes é essencial;
 

Na etapa do dessalgue é importante deixar as carnes de molho por 24 horas, trocando a água de 3 em 3 horas. Também é aconselhável deixar na geladeira durante esse período;
 
A escolha do feijão é fundamental, um ótimo grão faz toda a diferença no sabor do prato. Não se esqueça de deixá-lo de molho por de 8 a 12 horas.
 
Depois de dessalgar, coloque as carnes em uma panela grande, cubra com água e pré-cozinhe por 10 minutos, dessa forma, a gordura é parcialmente retirada deixando as carnes mais leves;
 
Cada carne possui um tempo específico de cozimento e isso faz toda a diferença: primeiro cozinhe a costelinha e a carne seca, por exemplo, e depois o paio e a linguiça. Assim todas as carnes ficam com o cozimento perfeito;
 
A laranja serve para amenizar o gosto forte de algumas carnes e, principalmente, para facilitar a digestão das gorduras, por isso ela acompanha tão bem a feijoada.
 
Além de ser um prato tradicional que faz parte da cultura do brasileiro, a feijoada pode se transformar em outros pratos deliciosos como, o bolinho de feijoada.
 
“A feijoada é um dos principais pratos da nossa cultura alimentar e está presente em todo Brasil. Por ter o feijão como ingrediente base, é uma deliciosa opção para variar a combinação clássica do arroz e feijão do dia a dia. Esta dupla de alimentos é essencial na alimentação do brasileiro e é recomendada pelo Guia Alimentar para População Brasileira, pela sua importância nutricional e cultural”, declara Ivy Oliveira, Gerente de Serviços de Marketing da Camil e que coordena a cozinha experimental da marca
 

Aprenda a fazer a feijoada perfeita 
 
Ingredientes:
 
  1. 400 Gramas de carne-seca (crua) cortada em cubos médios
  2. 200 Gramas de Lombo de Porco defumado cortado em cubos médios
  3. 200 Gramas de costelinha de porco defumada cortada em cubos médios
  4. 1 unidade de rabo de porco salgado pequeno
  5. 1 unidade de orelha de porco salgada pequena
  6. 1 quilograma de Feijão Preto 
  7. 6 litros de água
  8. 2 folhas de Louro Seco
  9. 1 unidade de Laranja sem casca
  10. 150 Gramas de bacon cortado em cubos médios
  11. 2 gomos de paio cortados em rodelas
  12. 2 gomos de linguiça calabresa defumada cortados em rodelas
  13. 2 unidades de cebola picados
  14. 6 unidades de dentes de alho picados
  15. sal a gosto
  16. Pimenta do Reino (Pó) a gosto
 

Modo de preparo:

 
  1.  De véspera, lave as carnes para retirar o sal, transfira para uma tigela e cubra com água deixe de molho por 12 horas trocando a água no mínimo por 4 vezes.
  2. Em uma panela grande, coloque o Feijão Preto CAMIL, a água e o louro. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio.
  3. Escorra as carnes que estavam de molho e em uma panela coloque o rabo e a orelha, cubra com água e cozinhe por 20 minutos. Escorra e reserve.
  4. Repita o processo com a carne seca, o lombinho e a costelinha.
  5. Junte todas as carnes no feijão e cozinhe por 3 horas ou até o feijão ficar cozido e as carnes macias. Se necessário acrescente mais água quente durante o cozimento.
  6. Quando o caldo começar a engrossar, acrescente a laranja e cozinhe por mais 20 minutos. Retire a laranja da panela e descarte.
  7. Em uma frigideira, frite o bacon e as linguiças até dourarem e junte ao feijão.
  8. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho. Em seguida, retire 3 conchas de grãos do feijão preto cozido e amasse com as costas da concha.
  9. Junte o refogado na feijoada, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e cozinhe até o caldo engrossar. Sirva em seguida
  10. acompanhada de arroz branco, farofa, couve, laranja, torresmo e bisteca.

 

Participe do nosso CANAL no TELEGRAM CLICANDO “AQUI” e receba notícias em primeira mão! 

Fonte: Diário Informativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui