Tech Zone

Por que estão colocando a tábua de carnes na geladeira?

Por que estão colocando a tábua de carnes na geladeira?
Por que estão colocando a tábua de carnes na geladeira?

Por que estão colocando a tábua de carnes na geladeira? Você tem o costume de guardar a tábua de carnes na geladeira também? Veja por quais razões as pessoas fazem isso!

Você já ouviu falar na dica de colocar a tábua de cortar na geladeira? À primeira vista, pode parecer um tanto incomum, mas essa prática esconde benefícios surpreendentes para a sua cozinha. 

Na verdade, todo costume esquisito tem início em algum tipo de crença que parece funcionar. Vamos entender se guardar o item na geladeira é um desses casos ou se trata-se apenas de mais uma crendice!

Você já ouviu falar do costume de guardar a tábua de carne na geladeira? Saiba por quais razões as pessoas fazem isso!
Você já ouviu falar do costume de guardar a tábua de carne na geladeira? Saiba por quais razões as pessoas fazem isso! / Foto: divulgação

Quais tipos de tábua existem?

Primeiramente, é interessante descobrir quais tipos de tábua estão disponíveis e a diferença entre eles, que pode influenciar na razão pela qual as pessoas guardam na geladeira. 

No geral, tábuas de corte são essenciais na cozinha, mas nem todas são iguais. A escolha do material influencia tanto na durabilidade quanto na segurança alimentar. Confira!

Madeira

Primeiramente, elas são duráveis e menos prejudiciais às lâminas das facas. As madeiras mais densas, como bambu, são menos porosas, reduzindo o risco de bactérias. No entanto, exigem mais manutenção, como óleo mineral para evitar rachaduras.

Plástico

Em seguida, estas são leves e fáceis de limpar, podem ir à lava-louças. Entretanto, facas podem criar sulcos que abrigam bactérias. Recomenda-se substituí-las com mais frequência.

Vidro ou pedra

Por sua vez, essas são higiênicas e fáceis de limpar, mas podem cegar rapidamente as lâminas das facas e são propensas a danos por impacto.

Bambu

Por fim, considerada uma opção mais sustentável, é resistente e tem propriedades antibacterianas naturais. Requer cuidados semelhantes aos da madeira.

Use o tipo ideal de tábua para a ocasião correta!

Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, variando em resistência, manutenção e impacto nas facas. 

A escolha deve considerar o uso pretendido, a frequência de limpeza e a preferência pessoal quanto à sustentabilidade e à segurança alimentar.

Saiba mais: Nubank e as contas bloqueadas: entenda a polêmica envolvendo dinheiro restrito

Motivos para guardar sua tábua na geladeira

Agora que você conhece todos os tipos de tábua diferentes, veja quais delas podem ir à geladeira e por quais razões isso costuma acontecer. Você vai se surpreender!

Alta conservação e melhora da higiene

A princípio, colocar a tábua na geladeira após a limpeza pode ser uma estratégia eficaz para garantir que ela se mantenha livre de bactérias. 

Em suma, o ambiente frio da geladeira ajuda a retardar o crescimento de micro-organismos que podem se desenvolver em superfícies úmidas ou que tiveram contato com alimentos, especialmente carnes cruas.

Preparar comida antecipadamente

Ademais, para quem gosta de se organizar e preparar os ingredientes com antecedência, colocar a tábua na geladeira com os alimentos já cortados e separados pode ser uma forma prática de otimizar o tempo na cozinha. 

Isso permite que os ingredientes se mantenham frescos até o momento do uso, sem perderem suas propriedades.

Dica para cuidar bem da sua tábua

Ao optar por essa prática, certifique-se de que a tábua esteja bem limpa e seca antes de colocá-la na geladeira. 

Além disso, é importante armazená-la de forma que não contamine outros alimentos, utilizando recipientes próprios ou separando-a adequadamente dentro do refrigerador.

Lembre-se, pequenos hábitos na cozinha podem fazer uma grande diferença na qualidade e na segurança dos alimentos que preparamos. 

Portanto, experimente essa dica e veja como algo tão simples pode trazer benefícios para o seu dia a dia culinário!

 

Via Pronatec

Portal Jatobá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prefeitura de Jatobá