Tech Zone

Mais um prazo para pagamento do IPVA 2021 vence nesta sexta-feira (19); veja placas

Mais um prazo para pagamento do IPVA 2021 vence nesta sexta-feira (19); veja placas

Os proprietários de veículos com placas de números finais 5 e 6 devem ficar atentos. Isto porque o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2021 para este grupo começa nesta sexta-feira (19), seja em cota única ou parcelado. Os carros de placas com números finais 1, 2, 3 e 4 já tiveram o prazo vencido.

O valor do IPVA é calculado a partir do valor venal do veículo – ou seja, a partir do valor que ele teria se fosse colocado à venda -, definido pelo Estado em que está registrado. Esse valor é diferente para cada modelo/ano dos carros e para cada estado em que está registrado; ele é atualizado anualmente e as tabelas com todos os valores são disponibilizadas nos sites das secretarias da Fazenda do Estado. A alíquota recolhida varia conforme a categoria do veículo e também conforme o Estado em que está registrado.

Para consultar o valor, basta acessar o site www.detran.pe.gov.br, clicar em “consultar placa”, digitar a placa do veículo e, por fim, clicar em “detalhamento de débitos”. O contribuinte pode ainda calcular o valor do imposto usando a fórmula: valor venal do veículo x 0,0a, onde “a” é a alíquota. Por exemplo, se o valor venal do carro for R$ 20.050 e a alíquota for 4%, o valor do tributo é o resultado do cálculo 20.050 x 0,04, que é igual a R$ 802.

Neste ano, o imposto terá redução média de 3,5% em 2021, em relação a 2020. Os carnês para efetuação do pagamento foram enviados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) em janeiro e podem ser acessados no site do órgão.

O governo informou ainda que os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, em fevereiro, terão um desconto de 7%. Já os que decidirem pelo parcelamento em até três cotas irão pagar a primeira prestação também em fevereiro e quitar o IPVA nos meses subsequentes, com a última parcela em abril. As datas de vencimento variam de acordo com o número final da placa dos veículos.

O valor do imposto é calculado a partir da variação de preços de mercado registrada nas vendas no varejo, segundo o levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) feito entre setembro e outubro de 2019 e setembro e outubro de 2020, além da composição da frota de veículos tributáveis de Pernambuco em setembro de 2020. No caso dos automóveis, foi registrada uma queda de 5,27%, enquanto que os ônibus/micro-ônibus tiveram uma depreciação de 2,48%. A tabela com os valores do imposto, de acordo com modelo e ano do veículo, pode ser consultada no site da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE).

Fonte: Pe Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prefeitura de Jatobá