Tech Zone

Joe Biden faz juramento e é empossado como presidente dos EUA

Joe Biden faz juramento e é empossado como presidente dos EUA
Foto: ALEX WONG/GETTY IMAGES

O presidente eleito dos Estados UnidosJoe Biden, toma posse nesta quarta-feira (20/1), em uma cerimônia marcada por forte esquema de segurança. O protocolo foi determinado como precaução, em função do temor por novos e violentos protestos antidemocráticos alimentados pelos seguidores do presidente que se despede, o republicano Donald Trump, e também devido às medidas sanitárias para conter o avanço do novo coronavírus.

Ao fazer o primeiro discurso como no novo presidente dos EUA, Biden afirmou que “a democracia prevaleceu”. “Hoje é o dia da democracia”, disse.

Joe Biden e Kamala Harris chegaram ao Capitólio para a cerimônia de posse por volta das 12h30. Ex-presidentes Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush também acompanham a solenidade.

A cerimônia começou com uma oração do padre Leo O’Donovan. Depois, Lady Gaga cantou o Hino Nacional dos Estados Unidos. A cantora fez campanha para Biden e Harris no ano passado. O evento tem a apresentação de Jennifer Lopez e Garth Brooks.

A vice-presidente Kamala Harris fez o juramento, conduzido pela juíza Sonia Sotomayor. Já Biden será empossado pelo líder da Suprema Corte, John Roberts. Em seguida, ele fará o primeiro discurso como presidente.

Eleito em 7 de novembro pelo povo norte-americano, o candidato do Partido Democrata viu a tensão crescer entre os rivais, que, agarrados a um discurso de que as eleições presidenciais dos EUA teriam sido fraudadas, têm promovido atos violentos – como a invasão ao Capitólio, em Washington D.C., no dia 6 de janeiro.

Não à toa, diante da tensão que ronda o momento atual do país, as autoridades norte-americanas e as forças de segurança organizaram um esquema ainda mais rígido e repleto de protocolos de segurança e sanitários. Os moradores de Washington D.C. tiveram que se acostumar com uma preparação de guerra, com 25 mil agentes da Guarda Nacional vigiando a capital.

Recentemente, autoridades sanitárias pediram aos apoiadores que pretendiam comparecer ao ato que acompanhassem a posse de casa, de forma virtual, para evitar aglomerações.

Não há público em frente ao National Mall (Passeio Nacional). Foram instaladas 200 mil bandeiras dos estados do país, representando aqueles que não poderão comparecer. Pouco mais de mil convidados (entre eles, o ex-presidente Barack Obama, congressistas e funcionários do governo) estarão presentes.

A aposentada Danna Hampton, 72 anos, foi até a Constitution Avenue, bloqueada com cercas em toda a extensão, para tentar ver a movimentação da posse. Ela disse que esse é um momento triste do país, com uma cerimônia assistida pela televisão, mas que está muito feliz por causa da eleição do Biden. “Espero que tenhamos integridade na Casa Branca e que o Congresso trabalhe com Joe Biden para melhorar o nosso país”, afirmou.

Após a cerimônia no Capitólio, Biden e Harris participam de uma solenidade de saudação militar. Presidente e vice se juntam depois aos ex-chefes do Executivo Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton, para uma visita ao cemitério militar de Arlington, na Virgínia, onde farão uma homenagem a soldados norte-americanos mortos em guerras. Em seguida, eles retornam à Casa Branca.

Primeiras medidas

Horas antes da posse, o gabinete de transição de Joe Biden anunciou uma série de medidas a serem tomadas no início do mandato do norte-americano.

Entre as principais ações, estão medidas nas áreas de saúde e prevenção ao coronavírus, meio ambiente, economia e equidade racial. Além disso, o presidente vai articular o retorno dos EUA à Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Acordo de Paris, tratado mundial que busca reduzir o aquecimento global. O país havia deixado as organizações durante a gestão de Donald Trump.

Fonte: Metrópoles

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prefeitura de Jatobá