Tech Zone

JATOBÁ: Vereador Eudes Jr solicita ao Poder Executivo que seja disponibilizado nas Escolas Municipais, absorventes para as alunas em situação de vulnerabilidade social

JATOBÁ: Vereador Eudes Jr solicita ao Poder Executivo que seja disponibilizado nas Escolas Municipais, absorventes para as alunas em situação de vulnerabilidade social
Foto: Whitney Pereira/Portal Jatobá

O Vereador Eudes Júnior (PL) solicita ao Poder Executivo que seja disponibilizado nas Escolas Municipais, absorventes para as alunas em situação de vulnerabilidade social.

Segundo Eudes A falta de acesso a itens básicos de higiene, no período menstrual, é uma realidade, que impacta na vida de muitas mulheres brasileiras. 

No mundo estima-se que 1.8 bilhão de mulheres menstruem, e necessitem desse item básico de higiene, durante esse período. Estudos demonstram que devido a pandemia que atravessamos, essa falta de acesso a esses itens, se intensificou, pois a quantidade de pessoas em estado de vulnerabilidade social, cresceu bastante.

Uma classe especial, as mulheres em idade escolar, avaliadas em estudos realizados pela ONU, estima-se que uma, em cada 10 meninas, faltem à escola durante a menstruação.

Prefeitura de Jatobá

No Brasil esses números são ainda piores. No universo de 1124 entrevistadas, foi visto que uma, quem cada quatro já faltou à aula por não poder comprar absorventes, que 48% dessas tentaram esconder que a falta à aula foi por esse motivo. Nesse mesmo contexto, 45% delas acham que não ir a aula por falta de absorvente impactou negativamente no seu rendimento escolar.

Com as limitações financeiras, 50% delas já tentaram substituir o absorvente por papel higiênico, roupa velha, miolo de pão, entre outras. 

A utilização de itens inadequados na menstruação, pode causar infecções no trato urinário, nos rins e até lesões nos órgãos reprodutores femininos. Essa falta de recursos de meninas e mulheres para manter uma boa higiene no período da menstruação, seja por falta de dinheiro, infraestrutura ou saneamento básico, é chamada de “pobreza menstrual”.

Sabendo que a realidade de boa parte de nossas alunas é semelhante a essa, e tendo a certeza da importância da saúde e do aprendizado das mesmas, solicito que seja disponibilizado em nossas escolas, à nossas alunas, absorventes, para que as mesmas, no período menstrual, possam desenvolver normalmente suas atividades escolares, garantindo seu aprendizado e satisfação, também nesse período. Venho através desta Indicação, pedir a Vossa Excelência, que veja o quanto, antes a possibilidade de disponibilizar absorventes para nossas alunas, em todas as escolas da rede municipal de nossa cidade.

VÍDEO

 As informações são da ASCOM do Vereador Eudes Júnior (REPUBLICANOS).

Participe do nosso CANAL no TELEGRAM CLICANDO “AQUI” e receba notícias em primeira mão! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.