JATOBÁ: Em pesquisa realizada Casos de Covid-19 no município divergem com dados do Estado de Pernambuco; confira relato da situação

0
Boletim de Jatobá-PE diverge com dados do Governo do Estado

Em pesquisa realizada na tarde desta quinta-feira, no site da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (www.civesp.com), o dados relativos ao Covid-19 no município de Jatobá no sertão, divergem com os dados apresentados em relatório do Governo de Pernambuco.

Segundo dados da consulta (https://www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov), relativos a quarta-feira (24/03), a cidade de Jatobá contava com um total de 305 CASOS LEVES e 08 CASOS GRAVES, isso desde o início da Pandemia.

Boletim com Ddaos da Covid-19 no Estado de Pernambuco
Dados do Governo do Estado de Pernambuco divulgados na terça-feira 24 de março de 2021.

 

ENTENDA

Casos leves – São aqueles casos em que o paciente faz todo seu tratamento em sua residência;

-Casos graves – São aqueles casos em que o paciente precisa de intervenção hospitalar, seja para fazer medicação intravenosa, suporte ventilatório, uso de oxigênio, internamento por insuficiência respiratória.

No Boletim emitido pela Secretaria da Saúde no perfil oficial de Instagram da Prefeitura de Jatobá, o qual ressaltamos que como determina a Secretaria de Saúde Estadual, o mesmo não tem sido lançado diariamente, situação que pode ser comprovada no vídeo abaixo:

O Boletim do Covid-19 lançado pelo munícipio na quarta-feira (24/03), tem um total de 291 casos positivos e 05 óbitos, sendo que os dados relativos referente ao município no Estado de Pernambuco contabiliza 313, sem contar que tivemos 01 óbito por complicações da Covid-19 nesta terça-feira (23/03), o qual também não está contabilizado no Boletim da Secretaria Municipal de Saúde. Enfim, temos 22 casos não contabilizados no boletim municipal fora 01 óbito.

O município por sua vez tem deixado a desejar no que diz respeito a divulgação relativa a prevenção e combate ao Covid-19, visto que a pouca mídia que é feita é através do perfil de Instagram da Prefeitura, e é sabedor que Redes Sociais não alcançam a toda população, se faz necessário informativos em Rádio, Carro de Som e Blogs, para se contemple toda população. Essa situação relativa a indicação já virou “INDICAÇÃO“, por parte dos Vereadores Mardônio Varjão (SD), Mayênio Taillon (PDT), Éder Rodrigo (PDT) e Dorilândia Alves (SD), os mesmos solicitaram ao Poder Executivo que seja providenciada uma campanha de alto impacto para orientação a toda população sobre a Covid-19.

Familiar relata situação de descaso relativos a pacientes com suspeita de Covid-19, confira abaixo o áudio enviado a nossa redação:

A voz foi modificada para preservar a identidade da familiar do paciente. Deixamos espaço em aberto para que a Prefeitura Municipal através de sua Assessoria se pronuncie caso assim deseje.

Redação Portal Jatobá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui