Tech Zone

JATOBÁ: Conheça a história do “Morro da Paz” por Regina Celi

JATOBÁ: Conheça a história do “Morro da Paz” por Regina Celi
Foto: Whitney Pereira

Entre macambiras, coroas de frade, catingueiras, facheiros, vislumbra-se lá no alto a palavra PAZ, que entre tantos outros significados também simboliza o desejo de respeito, cordialidade e justiça entre os cidadãos e a natureza.

Essa PAZ nasceu da inspiração de Jaime Lima, topógrafo, que com o apoio de seu amigo José Antônio, popularmente conhecido por Rubinho, também da Empreiteira HidroService, materializaram o desejo de construir um lugar de espiritualidade.

PAZ era a prece intercedida para essa comunidade que surgia pela presença de milhares de trabalhadores vindos de várias partes do país, especialmente do Nordeste, e acolhidos por essa terra para a construção do Acampamento Itaparica e a Barragem de Itaparica (renomeada Luiz Gonzaga).

O ano era 1982, e após longos dias de sábado e domingo durante o período de dois meses, das mãos de Jaime e Rubinho a PAZ se fez num letreiro de pedras e cal, criando o Morro da Paz.

Anos depois o Morro da Paz deu sentido ao sonho de Jaime, juntando ali grupos de jovens da cidade ligados aos movimentos católicos, especialmente na época quaresmal, quando aproveitavam para cuidar da manutenção do nome também vivenciar a caminhada de fé através do evangelho nas suas palavras de vida e amor ao próximo.

PAZ.

 

Morro da Paz
Morro da Paz
Senhor Rubinho
O Morro da Paz conhecido também como Serra da Paz está localizado no município de Jatobá, sertão de Pernambuco.
Redação Portal Jatobá
Por
Regina Celi
Minha singela homenagem a Seu Rubinho que este ano completa 80 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prefeitura de Jatobá