Tech Zone

FEZ UM PIX ERRADO? Descubra o que fazer para CORRIGIR o erro e NÃO PERDER dinheiro

FEZ UM PIX ERRADO? Descubra o que fazer para CORRIGIR o erro e NÃO PERDER dinheiro
FEZ UM PIX ERRADO? Descubra o que fazer para CORRIGIR o erro e NÃO PERDER dinheiro

FEZ UM PIX ERRADO? Descubra o que fazer para CORRIGIR o erro e NÃO PERDER dinheiro – Muitas pessoas acabam fazendo um Pix para a conta errada e não sabem o que deve ser feito após a transação. Caso haja de forma rápida, é possível recuperar os valores.

O Pix se caracteriza enquanto um  modo de transferência de dinheiro instantâneo e de pagamento eletrônico também instantâneo feito em real brasileiro e oferecido pelo Banco Central do Brasil para as pessoas físicas e para as pessoas jurídicas. A ferramenta funciona 24 horas por dia, de forma ininterrupta. 

A modalidade de transferência ainda se caracteriza como o meio de pagamento mais recente do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

O Pix foi disponibilizado em outubro de 2020 e desde então faz grande sucesso entre os brasileiros, isso porque ele possibilita que sejam feitas transferências de forma rápida e sem precisar pagar nenhuma taxa extra para realizar o processo. 

No entanto, o que acontece se uma pessoa fizer um Pix errado? É possível entrar em contato com o remetente ou é necessário contar com a sorte de que ele devolverá o dinheiro?

Confira a resposta para essas questões  a seguir e entenda o que precisa ser feito caso realize uma transferência para a conta errada!

Quais as medidas a serem tomadas depois de fazer um Pix errado?

Realizar um Pix para a conta errada é uma prática mais recorrente do que se imagina. O método de pagamentos facilitou bastante a vida dos brasileiros, no entanto, como ele funciona de forma instantânea, nem sempre é possível recuperar os valores após enviar o dinheiro para a conta errada. Contudo, isso não quer dizer que é impossível. 

O Banco Central desenvolveu um Mecanismo Especial de Devolução (MED), que possibilita que os usuários recorram à instituição financeira ou entre em contato com o destinatário caso venham a realizar um Pix para a conta errada. Vale ressaltar ainda que caso o remetente se recuse a devolver os valores, ele estará cometendo um crime. 

Para que o método disponibilizado pelo Banco Central funcione, é importante que o usuário haja de forma rápida. Dessa forma, após fazer o Pix para a pessoa errada, o usuário deverá tirar um print da tela de transferência e entrar em contato com a instituição financeira por meio do chat ou telefone. Ao entrar em contato com um atendente do banco, é necessário explicar o ocorrido e enfatizar que você deseja acionar o MED. 

A partir disso, a instituição financeira irá enviar uma notificação para o banco recebedor. Se a mensagem for aceita e o saldo estiver de fato na conta do destinatário, a devolução será concedida. 

Outra forma de recuperar o Pix feito para a conta errada

Outra forma de reaver o dinheiro é entrando em contato com a instituição financeira que você usa e solicitar instruções para resolver o problema. Além disso, ainda é possível entrar em contato diretamente com a pessoa que recebeu  dinheiro, seja por meio de e-mail ou telefone.

Caso ela se recuse a devolver os valores de forma amigável, o último passo é entrar na Justiça por prática figuraria de apropriação indébita. 

Via Pronatec

Portal Jatobá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prefeitura de Jatobá