Esse boato que a NUBANK está falindo é verdade?

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Esse boato que a NUBANK está falindo é verdade?
Foto: Divulgação

Essa informação de que o Nubank vai falir não procede. Segundo a empresa a transparência sempre foi, e continua sendo, um dos principais compromissos com seus clientes.

O Nubank vem crescendo de maneira acelerada e saudável. Em 2019, dobramos a nossa receita, triplicamos a nossa base de clientes e nos tornamos uma das fintechs mais valiosas do mundo.

O Nubank publicou um texto bem legal sobre nosso balanço financeiro de 2019. Você pode conferir mais informações sobre esse assunto, acessando aqui:

Balanço 2019: um ano que vai para a história do Nubank

Em 2019, dobramos a receita, triplicamos a base de clientes, lançamos o cartão no México e nos tornamos uma das fintechs mais valiosas do mundo. Gabriel Silva, VP de Finanças, comenta o balanço financeiro do Nubank.

(Post publicado em 22 de fevereiro de 2020) – 2019 foi um ano de multiplicação para o Nubank: ganhamos mais de 13 milhões de novos clientes, começamos a liberar cartões de crédito no México, contratamos mais de mil funcionários e lançamos novos produtos também aqui no Brasil. Em resumo:

Em dezembro de 2018 estávamos comemorando a marca de 6 milhões clientes, admirando o grande sucesso da conta do Nubank, lançando o cartão com a função débito, mirando o lançamento do produto de empréstimo pessoal, e preparando a nossa operação para escalar de forma internacional.

Foi nesse contexto de grandes visões e ambições que embarcamos no ano de 2019.

Os números do Balanço Financeiro 2019

MVP: Garoto sentado em um tablado de madeira no canto esquerdo inferior da foto, segurando um notebook. Ele estáem frente aum mural rosae roxo onde está escrito NU em branco.

Um ano depois, olhamos para os números com muito orgulho.

No Brasil, aumentamos a nossa base de clientes para 19,7 milhões (crescimento de 3,3 vezes) e atingimos uma receita bruta total de R$2,1 bilhões (crescimento de 1,9 vezes) incluindo receita operacional e financeira. 

Algo importante de ressaltar é a forma saudável com que esse crescimento vem acontecendo, já que a agilidade não prejudicou a qualidade da operação.

A média de 40 mil novos clientes por dia demonstra a escalabilidade da nossa infraestrutura, projetada desde o início para permitir uma excelência em produto e atendimento mesmo em larga escala.

A grande maioria desse crescimento continua vindo de forma totalmente orgânica, principalmente através de indicações de nossos próprios clientes. A satisfação dos clientes também foi motivo para ganharmos em novembro de 2019 o Prêmio Época Negócios Reclame Aqui pelo terceiro ano consecutivo. 

Investimento e Eficiência

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Uma métrica importante para qualquer instituição financeira é o da inadimplência. Em 2019, atingimos uma redução de 10,4% no índice de atraso da carteira total acima de 90 dias, fechando o ano em 6,6% (ajustando pelo crescimento da carteira). 

Como 2019 foi um ano focado em crescimento, conforme o projetado, as despesas operacionais aumentaram, fazendo com que o prejuízo contábil líquido em 2019 no Brasil atingisse R$313 milhões.

Nosso resultado líquido é diretamente ligado ao nosso ritmo de crescimento: escolhemos investir, crescer e oferecer serviços a mais pessoas – e a grande aceitação dos nossos produtos, novos e já existentes, fez com que a nossa base aumentasse em 13,8 milhões de clientes – um número muito maior do que os 3 milhões de clientes novos em 2018.

Se o Nubank tivesse mantido o ritmo anterior, o resultado ajustado de 2019 seria positivo – mas, de novo, se trata de escolhas. 

Acompanhando esse crescimento, fortalecemos ainda mais o nosso capital com uma rodada de investimentos de US$400 milhões, a maior da nossa história. A captação de recursos é uma das formas de continuarmos desenvolvendo novidades em um ritmo tão acelerado. 

Produtos em 2019

Restituição na conta do Nubank: fotos mostra mãos em primeiro plano segurando um telefone

empréstimo do Nubank foi lançado em fase de testes – e, ainda assim, terminamos o ano com quase 2 milhões de clientes elegíveis para o empréstimo pessoal, uma carteira de R$254 milhões

Lançamos também a conta PJ, focada em pequenas empresas. 

Além de produtos novos, lançamos também muitas funcionalidades nos produtos atuais, como na conta Nubank, onde vimos: pagamento por DOC, recarga de celular, débito para compras online, RDB, função “cobrar”, função guardar e guardar automaticamente, e muito mais.  

Finalmente, comemoramos a inauguração do nosso escritório no México e anunciamos a nossa chegada ao mercado com o lançamento do nosso primeiro produto, o cartão de crédito Nu, ainda em fase beta.

Ficamos muito felizes com a receptividade do cartão Nubank e por ter os primeiros clientes mexicanos vivendo a experiência Nu. 

Vale lembrar que, tanto no México quanto no Brasil, a missão do Nubank com seus clientes não muda: continuamos determinados a oferecer soluções práticas, transparentes e que realmente ajudem as pessoas a se livrar da burocracia desnecessária do mercado financeiro. 

Fonte: Nubank

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