Tech Zone

Criança e mulher morrem por Doença de Chagas no Amapá após consumirem açaí

Criança e mulher morrem por Doença de Chagas no Amapá após consumirem açaí
Reprodução

Criança e mulher morrem por Doença de Chagas no Amapá após consumirem açaí! Nesta quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Santana, no Amapá, confirmou que uma criança de 5 anos e uma mulher de 42 anos morreram por causa da Doença de Chagas.

As duas vítimas consumiram açaí da mesma batedeira na cidade, e o empreendimento foi interditado. As informações são do G1. A mulher morreu no último dia 9, e a criança no último domingo (22).

O município, que fica a 17 quilômetros de Macapá, teve 112 casos notificados, dos quais, seis foram confirmados; incluindo as duas mortes. Por enquanto, 32 casos estão em investigação e 71 foram descartados.

Maria Valdenir Viana Leite, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da cidade, disse que os casos não chegam a ser considerados um surto, mas preocupam o sistema de saúde.

Prefeitura de Jatobá

Chegam a ser preocupantes sim, porque a Doença de Chagas sempre esteve presente no nosso município, só que era uma doença que não causava alarme. Era uma doença que a gente considerava controlada, até porque nós últimos cinco anos não houve nenhum caso de óbito, nenhum caso de agravamento – comentou.

Atualmente, cerca de 70% dos casos de Chagas têm como pano de fundo o consumo de açaí contaminado. A descoberta é de um grupo de pesquisadores liderado pelo cardiologista Odilson Silvestre.

Na fase aguda, seja por picada ou ingestão de alimentos contaminados, o protozoário instiga sintomas como febre, lesões na pele, mal-estar e talvez falta de ar.

Via G1/Diário Vip

Portal Jatobá

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.