Como saber se estou no Cadastro Único pelo CPF? Descubra como fazer

Como saber se estou no Cadastro Único pelo CPF? Descubra como fazer
Tech Zone

Muitas pessoas estão querendo receber benefícios sociais por conta da crise econômica. Para receber esses valores, porém, é importante fazer parte do sistema do Governo Federal para programas sociais. A boa notícia é que agora você tem como saber se está no Cadastro Único pelo CPF.

Prefeitura de Jatobá

Muitas pessoas já fazem parte do CadÚnico e ainda não sabem. Por isso, a seguir, vamos trazer mais detalhes sobre esse sistema para quem está pensando em fazer a inscrição neste mês para receber auxílios trabalhistas e sociais.

INSCRIÇÃO CADASTRO ÚNICO 2021

Por que é importante ter a inscrição no Cadastro Único em 2021? Essa é uma dúvida comum em todas as regiões do país, principalmente por parte de quem está tendo dificuldades de acessar benefícios pela internet.

Para começar, é importante saber exatamente o que é o CadÚnico do Governo Federal. Esse é um sistema integrado do Governo Federal que coleta e organiza informações de famílias brasileiras em situação de extrema pobreza e pobreza.

É a partir dos dados coletados (informações de localização e renda) que as prefeituras, estados e o Governo Federal podem criar os programas sociais para cada região. Hoje em dia a maioria dos programas federais exige a inscrição no CadÚnico.

COMO SABER SE ESTOU NO CADÚNICO PELO CPF

Antes de fazer a inscrição, porém, a recomendação é que você faça a consulta do CadÚnico em 2021. Isso porque muitas pessoas acabam procurando formas de inscrever-se sem saber que já estão com o nome cadastrado no sistema.

Mas e como saber se estou no CadÚnico com o CPF? Esse processo é muito rápido e pode ser feito de forma online pelo aplicativo ou site. Quem preferir ainda pode fazer essa consulta pelo telefone.

Para facilitar vamos trazer o passo a passo para consulta no Cadastro Único das três formas. Confira:

  • Consulta do CadÚnico pelo CPF na internet:

  1. Acesse o site do sistema, o Meu CadÚnico (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/);
  2. Preencha normalmente as informações exigidas: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o estado/município onde reside;
  3. Agora é só clicar em “Emitir” para saber se está no cadastro ou não.
  • Consulta CadÚnico pelo aplicativo:

  1. Baixe o app Meu CadÚnico na loja do seu celular (para smartphones Android e iOS – pelo Google Play ou App Store);
  2. Abra o aplicativo e clique em entrar;
  3. Agora é só preencher os dados regulares: nome da mãe, nome completo, data de nascimento e lugar onde mora.
  • Telefone CadÚnico consulta:

  1. A consulta do Cadastro Único pelo telefone é ligando para 0800 707 2003;
  2. Aperta a opção 5;
  3. Os horários de funcionamento são: 07h às 19h de segunda a sexta; 10h às 16h nos finais de semana e feriados.

COMO FAZER CADÚNICO

Por fim, é importante saber como fazer a inscrição no CadÚnico. Se você consultou e viu que não está inscrito ainda, pode ser interessante procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Ao contrário do que prometem muitos sites, não é possível fazer a inscrição no Cadastro Único online. Neste momento a única forma de inscrever-se é indo até uma unidade do CRAS ou na prefeitura da sua região.

 

Fonte: Imprensa Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.