Tech Zone

Auxílio emergencial: veja como contestar benefício negado

Auxílio emergencial: veja como contestar benefício negado
Foto: Reprodução Agência Brasil

A divulgação de quem tem direito à nova rodada do Auxílio Emergencial 2021 causou preocupação em quem teve o benefício negado. Porém, os trabalhadores que não foram contemplados com o auxílio ainda podem recorrer. O Ministério da Cidadania informou que os interessados têm até a próxima segunda-feira (12) para contestar a decisão. 

Como fazer

O primeiro passo é verificar se o trabalhador teve o benefício negado. Para fazer a consulta, basta entrar no site da empresa responsável por processar os pedidos, a Dataprev. Na consulta, é necessário informar o CPF, nome completo, nome da mãe e a data de nascimento. Outra opção para saber se o auxílio foi aprovado ou não é acessar os canais da Caixa: site ou pelo telefone 111. 

Após fazer a consulta, o trabalhador pode fazer a contestação na página da Dataprev, seguindo as mesmas orientações para consultar o benefício. 

Caso o auxílio tenha sido recusado, basta o usuário clicar em “Solicitar contestação”, informando o motivo da negativa. Em seguida, o site questionará se o beneficiário deseja mesmo fazer a contestação. Após a resposta, a mesma será enviada para avaliação da Dataprev. 

A nova rodada do benefício só será destinado aos trabalhadores que tinham o direito reconhecido ao Auxílio em dezembro do ano passado. Desta forma, quem não teve o cadastro analisado em dezembro de 2020, não terá direito a recorrer. 

Fonte: Diário Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prefeitura de Jatobá