Tech Zone

Atualização obrigatória do CadÚnico! Veja a data limite para atualização dos dados

Atualização obrigatória do CadÚnico! Veja a data limite para atualização dos dados
Imagem: Divulgação/Reprodução

Atualização obrigatória do CadÚnico! Veja a data limite para atualização dos dados obrigatória e definida pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal.

Neste últimos dias, o Ministério da Cidadania começou o processo de informar aos cidadãos a necessidade de atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Segundo as informações do órgão, as notificações chegam no extrato de pagamento dos programas sociais como o Auxílio Brasil, a nas contas de energia elétrica deste mês.

Cidadãos precisam ficar atentos a atualização do Cadúnico

Quem fizer parte do CadÚnico precisa ficar atento para não deixar que essas mensagens passem despercebidas. De qualquer maneira, é possível consultar a situação cadastral através do site cadunico.dataprev.gov.br  ou acessar o aplicativo do instrumento de coleta de dados do Governo Federal (links no final da matéria).

Prefeitura de Jatobá

Vale lembrar que a atualização é necessária para os indivíduos que fazem parte, por exemplo, do Auxílio Brasil e/ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Caso isso não ocorra, em suma, eles podem perder os pagamentos desses valores.

De um modo geral, o Cadúnico precisa ser atualizado ao menos uma vez a cada dois anos ou quando há alguma mudança estrutural no núcleo familiar como falecimentos, nascimentos, alterações de endereço ou de renda per capita.

Dicas de como evitar filas do CadÚnico

A saber, por conta da possibilidade de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que irá aumentar os valores dos programas sociais do Governo Federal, muitas cidades brasileiras registraram longas filas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), os locais de atendimento do CadÚnico. A maioria buscava justamente atualizar o sistema e evitar a perda dos benefícios além de outra parte tentar uma inscrição na base de dados.

Por fim, para evitar filas, primeiramente deve-se entrar em contato com a prefeitura da cidade pois são as gestões municipais que realizam o cadastro no sistema. Além disso, alguns CRAS só atendem com hora marcada e por isso, é fundamental se informar antes sobre todo o procedimento.

 

Baixe o CadÚnico para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meucadunico&hl=pt_BR&gl=US

Baixe o CadÚnico para iOS: https://apps.apple.com/br/app/cadastro-%C3%BAnico/id1605659516

 

Veja também: Veja como ganhar o Kit de Tv Digital

Fonte: Site Pronatec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.