ALAGOAS: Com quase 60 casos em dois dias, Delmiro Gouveia avança para terceira onda de Covid-19

1
ALAGOAS: Com quase 60 casos em dois dias, Delmiro Gouveia avança para terceira onda de Covid-19
Foto: Juliano Rodrigues

Com quase 60 casos em apenas dois dias, Delmiro Gouveia avança para a terceira onda de Covid-19 antes mesmo de atenuar a segunda. Este mês o município chegou a reduzir o número de caso ativos para 36, mas depois esse registro não parou de subir, chegando a 68 na quarta-feira (26), conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com os dados do referido boletim, o município registrou desde o início da pandemia 3.009 casos, dos quais 2.857 se curaram, 84 morreram e 58 ainda estão doentes, de modo que cinco estão hospitalizados.

Só nesta quarta-feira foram registrados mais 18 casos novos e 7 curados. Ainda entraram na mesma edição do boletim 113 pessoas com suspeita de estarem com Covid-19, além de 113 óbitos suspeitos de terem sido provocados pelo coronavírus, que são apurados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde, a média móvel de novos casos por dia é de 13,57, enquanto a taxa de reprodução está em 1,40, isso é, uma pessoa com coronavírus tem infectado pelo menos mais uma.

Ocupação de leitos em Alagoas

Segundo dados da Sesau, o estado de Alagoas dispõe de 1.425 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 ou com suspeita da doença, mas 926 já estão ocupados, isso é, 65%.

São 387 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), mas apenas 31 estão disponíveis, ou seja, 356 estão ocupadas (92%). Ainda tem 57 UTIs intermediárias, das quais 17 estão ocupadas (30%). Tem também 981 leitos clínicos, dos quais 553 estão em uso, uma ocupação de 56%.

Em Delmiro Gouveia a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) é a unidade de referência no atendimento de pacientes com Covid-19 ou com suspeita de infecção. No local são disponibilizadas 4 vagas de UTI intermediária, com nenhuma ocupação até o momento, e 16 leitos clínicos, com 7 pessoas internadas.

No município está sendo construído pelo Governo do Estado o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), cujas obras estão na fase final. O equipamento com inauguração prevista para junho vai disponibilizar inicialmente 20 UTIs e 45 leitos clínicos para tratamento e recuperação de pacientes com Covid-19. A unidade de saúde também terá um Centro de Referência em Diagnóstico para fazer Raios-x e tomografia computadorizada.

Participe do nosso CANAL no TELEGRAM CLICANDO “AQUI” e receba notícias em primeira mão! 

Fonte: Correio Notícia

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui