Saiba como renovar sua CNH vencida, rápido e fácil pela internet

0
Saiba como renovar sua CNH vencida, rápido e fácil pela internet
Foto: Reprodução

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passa por mudanças, uma delas diz respeito à validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por meio da Lei 14.071/2020, em vigor desde 12 de abril deste ano, o prazo para a renovação, assim como o itens exigidos no processo, passaram a ser outros.

Com as mudanças na lei, o prazo para renovar a CNH é o seguinte: a cada 10 anos, no caso de condutores com idade abaixo dos 50 anos; a cada 5 anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos; e a cada 3 três anos em se tratando de condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

O pedido de renovação da CNH é feito junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado. Em determinadas unidades federativas, como São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Norte, por exemplo, a regularização da carteira pode ser feita pela internet.

Como solicitar a renovação da CNH pela internet?

O processo de renovação da carteira de motorista é feito de forma simples nos estados do território brasileiros em que o documento pode ser atualizado de forma 100% online. Confira os passos a seguir:

  • Acesse o site do Detran do seu estado;
  • Em seguida, procure na página a opção Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Feito isso, preencha os campos solicitados, como “CPF, Data de Nascimento, Data da 1ª. Habilitação e Município Residencial”;
  • Complete o formulário que aparecerá automaticamente;
  • Baixe o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou Duda (Rio de Janeiro);
  • Defina e agente a data e horário do exame de aptidão física e mental;
  • Imprima e faça o pagamento da guia.

Estados em que a renovação não está disponível pela internet, os condutores devem comparecer presencialmente a uma agência do Detran mais próxima. Lembrando que os valores cobrados na renovação mudam de acordo com cada unidade federativa.

 

Fonte: Diário Informativo BR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui