Tech Zone

PAULO AFONSO: Situação do HNAS chega a Brasília e entra na pauta de discussão dos deputados

PAULO AFONSO: Situação do HNAS chega a Brasília e entra na pauta de discussão dos deputados
Foto: Reprodução

A pedido do deputado federal Bacelar (Podemos-BA), a Comissão de Educação vai discutir a situação dos hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A audiência pública está marcada para esta sexta-feira (2), às 9h, e será transmitida pelo site da Câmara.

O requerimento foi motivado por denúncias de precariedade do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), localizado no município de Paulo Afonso (BA). Segundo Bacelar, pelo termo de compromisso assinado em 2015 e renovado em 2018 o HNAS seria transformado em hospital universitário, gerido pela Ebserh, mas até o momento o acordo ainda não saiu do papel. “A população que precisa da saúde pública passa por um período de grandes dificuldades e incertezas” pontuou.

O hospital, que recebe pacientes da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, está sucateado e não cumpre a demanda, já que os custos são altos e a Prefeitura não consegue arcar com todas as despesas.

Para o deputado, a intenção de transformar o HNAS em hospital universitário, gerido pela Ebserh, é melhorar o atendimento à população e garantir que os alunos do curso de medicina da Universidade do Vale do São Francisco façam residência na unidade, transformando Paulo Afonso em um centro educacional de medicina.

Prefeitura de Jatobá

Foram convidados para a audiência o presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira, o presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), José Geraldo Lopes Ramos, e o coordenador do curso de medicina da Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), Sydney Correia Leão.

Participe do nosso CANAL no TELEGRAM CLICANDO “AQUI” e receba notícias em primeira mão! 

Fonte: Site Política Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.