JATOBÁ: Vereador Nivaldo Júnior tem Projetos de Lei aprovados por unanimidade; confira

0
JATOBÁ: Vereador Nivaldo Júnior tem Projetos de Lei aprovados por unanimidade; confira
Foto: Whitney Pereira/Portal Jatobá

O Vereador Nivaldo Júnior (PL) teve 02 Projetos de Lei aprovados por unanimidade, os quais agora seguirão para a sanção do Poder Executivo Municipal.

OS PROJETOS

Projeto de Lei n° 018/2021

O Projeto de Lei n° 018/2021 dispõe sobre a quitação de faturas em atraso no ato da interrupção de serviços essenciais de fornecimento de energia elétrica e água tratada.

O projeto visa proibir a interrupção do fornecimento desses serviços sem o devido aviso prévio por parte das empresas responsáveis, sendo que o aviso prévio de corte deve ser de forma escrita, específica e com entrega comprovada ao consumidor, não sendo considerado como notificação, o aviso impresso na fatura.

A presente proposição passaria a oferecer ao consumidor inadimplente a possibilidade de pagamento, por meio de cartão de débito e de crédito, das faturas em atraso, como também, visa estabelecer condições para efetuar o corte no fornecimento de água tratada e energia elétrica no município de Jatobá-PE, evitando-se, assim, a interrupção desses serviços públicos essenciais.

Segundo o Vereador Nivaldo, a utilização da água é um direito do cidadão e dever do Poder Público zelar pelo devido fornecimento. A água é vital à manutenção de necessidades básicas e a sua fruição só pode ser interrompida, em situações excepcionais. 

Considerando que os serviços de fornecimento de água e de energia elétrica são considerados “serviços essenciais”, segundo precedentes do Superior Tribunal de Justiça, a suspensão desses serviços deve ser feita, quando for o caso, de modo a viabilizar a possibilidade de imediato pagamento e também do pronto retorno do fornecimento do referido serviço. 

Mesmo inadimplentes, devem ser preservados os consumidores, dos constrangimentos desnecessários, sendo certo que a situação poderá acarretar inúmeros prejuízos como, por exemplo, a perda de alimentos por falta de refrigeração, danos à saúde e impedimentos de hábitos saudáveis, tudo isso em virtude da interrupção destes serviços básicos. Ressaltou o vereador.

Projeto de Lei 021/2021

Projeto de Lei 021/2021 de autoria do Vereador Nivaldo Júnior (PL), que dispõe sobre o abastecimento obrigatório de água potável pela COMPESA em situação de suspensão do fornecimento, é aprovado por unanimidade.

De acordo com o projeto a Empresa COMPESA responsável pelo fornecimento de água potável no Município de Jatobá – PE fica obrigada a abastecer por meio de caminhão pipa ou outro meio equivalente e eficaz, os usuários/consumidores da região/localidade onde houver a suspensão/interrupção do fornecimento de água por um lapso temporal superior a 48 h (Quarenta e oito horas), devendo garantir o abastecimento mínimo de 350 (Trezentos e cinquenta) litros por família, por dia.

COMPESA ficará obrigada a comunicar aos usuários/consumidores a suspensão do fornecimento de água no mínimo com 48 horas de antecedência, devendo informar ainda quais os motivos da suspensão assim como a data prevista para normalização.

O descumprimento da presente lei acarretará as seguintes infrações:

Multa em R$1.000,00 (Mil reais), por dia até o efetivo cumprimento e no caso de reincidência a multa será aplicada em dobro, sem prejuízo de outras cominações previstas na legislação municipal aplicável.

A presente obrigatoriedade, em hipótese alguma, interferirá no Convênio firmado entre a Empresa COMPESA e o Município de Jatobá/PE. O projeto agora aguarda sanção do Chefe do Executivo.

As informações são da ASCOM do Vereador Nivaldo Júnior (PL).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui