JATOBÁ: Município será contemplado com 25 mil mudas de “palma forrageira” em parceria com a UFRPE e UAST

0
JATOBÁ: Município será contemplado com 25 mil mudas de
Foto: AD Adelmo Azevedo/BNB

Uma ação conjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), contempla os criadores de caprinos e ovinos dos Sertões de Itaparica e do São Francisco Pernambucanos, com doação de mudas de palma forrageira.

A ação articulada pela Coordenação do Grupo LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) Sertão do São Francisco Pernambucano, atuando nas Rotas do Cordeiro dos Sertões de Itaparica e do São Francisco Pernambucano, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Rural – (MDR); da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos; da Prefeitura Municipal de Floresta, através da Secretaria de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Unidade Serra Talhada, PE; do IF Sertão, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), e do Banco do Nordeste do Brasil – PRODETER.

De acordo com o coordenador do Projeto de Extensão em Agrometeorologia no Semiárido e do Projeto de Pesquisa do CNPq, Prof. Thieres George Freire da Silva, a ação visa a difusão de resultados de pesquisas dos Programas de Pós-graduação em Produção Vegetal – PGPV e Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola – PGEA. O projeto tem como objetivos a expansão de cultivos dessa espécie, aumento do aporte forrageiro e fortalecimento de Cadeias Produtivas Pecuárias no Semiárido brasileiro.

O agente de desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, enfatizou que para participar do programa os criadores de caprinos e ovinos, previamente foram selecionados conforme o acordo de cooperação entre o FUNDECI/BNB e Projeto Sertão mais Produtivo, do SEBRAE-PE, serão contemplados exclusivamente para implantação em suas propriedades de uma área de cultivo de palma forrageira.

O coordenador da Rota do Cordeiro Itaparica e Líder do programa Sebrae LIDER Sertão do São Francisco Pernambucano, Edmundo Gomes, destacou que nesta primeira etapa, serão contemplados os municípios de Floresta (PE), com 32 mil unidades de mudas de palmas, Belém do São Francisco (PE), com 50 mil unidades e Jatobá (PE), com 25 mil unidades. Será firmado um acordo com cada criador, que se compromete a doar, na primeira colheita, a mesma quantidade de mudas de palmas para outro produtor, condição que habilita ao criador participar do programa com acompanhamento técnico e recebimento de possíveis novas ações.

 

Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui