Tech Zone

Saiba qual a melhor maneira de descobrir se você tem “COLESTEROL ALTO”

Saiba qual a melhor maneira de descobrir se você tem “COLESTEROL ALTO”
Foto: Reprodução/Pax Bahia

O colesterol é uma substância gordurosa produzida pelo fígado e em outros lugares. Desempenha um papel importante na composição das células hormonais presentes no nosso sangue. Mas pode ser encontrado em alimentos de origem animal, como carne, queijo, manteiga, ovos, leite, etc.

É importante notar que a maior parte do colesterol em nosso corpo é produzida pelo próprio corpo, e apenas uma pequena porção vem dos alimentos que ingerimos.

Quais são os tipos de colesterol?

LDL : Muitas vezes é chamado de colesterol “ruim” e, por sua vez, se deposita nas artérias para criar placas de gordura. Quanto mais placas gordurosas se acumulam, maior o risco de entupimento ou bloqueio do sangue. Isso pode levar a dor no peito (chamada angina), ataque cardíaco e até derrame.
HDL: Como o nome sugere, é o colesterol que é bom para o corpo porque ajuda a remover o excesso do mesmo do sangue. Quanto maior o nível de HDL no sangue, menor o risco de doença cardíaca.
VLDL: é o colesterol que mais transporta triglicerídeos, um tipo de gordura encontrada no sangue. Em overdose, é tão prejudicial quanto o Ldl porque se acumula nas artérias, bloqueando o fluxo sanguíneo, o que também aumenta a chance de ataque cardíaco e derrame.

Qual a importância do colesterol para o organismo?

É importante para o corpo porque garante o bom funcionamento das células e suas estruturas. É usado para metabolizar as vitaminas A, D, E e K para produzir hormônios e bile. Portanto, são elementos que desempenham funções importantes e o maior segredo é mantê-los em um nível equilibrado para não causar problemas de saúde.
Veja como descobrir se você tem colesterol alto?

O colesterol alto não causa nenhum sintoma que possa ser identificado com antecedência. Ele se acumula silenciosamente nas artérias.

A única maneira de saber com certeza se está elevado é fazer um exame de sangue. No entanto, fatores como estilo de vida e hábitos alimentares podem levar a níveis elevados de colesterol.

Prefeitura de Jatobá

Assim, para que não tenha este problema, o ideal é optar por uma alimentação rica em elementos saudáveis, nomeadamente vitaminas e minerais; evitar frituras, alimentos gordurosos e substâncias tóxicas; e praticar exercício físico regularmente.

 

Redação Portal Jatobá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.